segunda-feira, 2 de maio de 2016

MR. JUSTICE by Joe Blair & Sam Cooper


MR. JUSTICE, personagem da Golden Age (EUA), publicado na década de 40  pela MLJ  (Archie) Comics, estreando na revista Blue Comics#09 de Fevereiro de 1941. O fantasma foi uma criação de Joe Blair e Sam Cooper. Fantasmas eram comuns nos quadrinhos de então, apesar de serem mais familiares no gênero terror e Mr. Justice era mais um que viria ao mundo dos mortais para expiar seus pecados e se reconciliar praticando o bem, mas como um “super-herói” e não um fantasma qualquer...
Mr. Justice, por um breve período, foi a estrela da MLJ, roubando a cena e se tornando o principal personagem da editora, com destaque para todas as capas até a edição da Blue Ribon#19, quando o bandeiroso Capitão Flag passa a figurar na onda dos heróis patrióticos. A grande maioria, quase todos os roteiros do personagem, foram escritos por Joe Blair e a arte fenomenal de Sam Cooper. Identifiquei também ainda como roteirista - Ed Bresnick e como desenhistas,  Warren King e Jim Phillips. Na revista JACKPOT, publicada nos períodos de inverno, verão, outono, e primavera, nas últimas duas aventuras,  tivemos a participação de outros artistas com traços que não foi possível identificar a autoria.
Mas quem foi este fantasma?   Bem,  esta é uma história antiga, literalmente...   Ele fora antes, por volta de 1040 na Inglaterra, o Príncipe James,  assassinado por compatriotas e um castelo na fronteira com Escócia. Mas, durante o ato, contam as lendas que o espírito do príncipe se libertou de seu corpo, materializando-se e por vingança, estrangulou todos os seus algozes.  Ainda nas lendas cantadas, dizem que seu espírito dissolveu-se nas pedras do castelo, tornando-se parte permanente da estrutura. Mais tarde, sob a ameaça da Segunda Guerra Mundial, o Castelo de Solway, considerado uma relíquia histórica é desmontado pedra por pedra e enviado para solo americano em um navio cargueiro.  Porém, já perto da costa americana o navio é afundado por submarinos inimigos, depositando sua carga preciosa no fundo mar.  Este ato de guerra, entretanto, provoca a libertação do Espírito do Príncipe James, que se declara “livre” da sua clausura nas pedras do castelo.
Seu espírito liberto em solo americano, ainda como um cavaleiro medieval de capa e espada, torna-se tangível e adequa-se aos modos da época.  Logo mete-se em uma aventura involuntariamente e  liberta em dado momento o “Espírito do Príncipe James”,  enquanto seu “novo” corpo mortal adormece (aparentemente seu corpo mortal é indestrutível).
Ao libertar uma mocinha de um sequestro, ela o chama de “Mr. Justice”,  nome que o “fantasma” passa a adotar também na sua forma civil. Com poderes além da imaginação ( não muito explicados ) surge mais um  combatente do mal nos quadrinhos americanos.
Segundo o pesquisador brasileiro Jose Pinto de Queiroz Filho, admirador dos quadrinhos da Idade do Ouro, fã declarado do Mr Justice, o personagem teve 16 histórias publicadas no Brasil de 1943 a 1947. Foram 11 aventuras no Gibi Mensal nas edições: 31A a 37A, 42A a 45A e 80A; 5 aventuras do Globo Juvenil Mensal nas edições: 45, 46, 60, 80 e 81 e na  SHAZAM, uma aventura na edição #18.
Compilamos todas as aventuras do personagem consideradas de domínio público (Blue Ribbon Comics #09 a 19/Jackpot Comics #01-06), baixadas do sensacional Digital Comic Museum  em um só compêndio, para leitura e pesquisa.

Para ler e conhecer basta  clicar AQUI.
Lancelott



Nenhum comentário: